2017 - O ANO DA LIGAÇÃO COM O INCONSCIENTE

AS NOVAS PSICANALISES

AS PSICANALISES E O DESAFIO DO MUNDO ATUAL

Uns dos maiores psicanalistas do século XXI, que faleceu em 2010, foi JORGE GARCIA BADARACCO, psiquiatra, psicanalista argentino, de uma genialidade à altura dos grandes mestres, e criou os “Grupos multifamiliares da psicanálise" para atender os ESQUIZOFRÊNICOS, PSICÓTICOS, E DOENTES MENTAIS com uma PSICANÁLISE que criou e AMALGAMOU com VARIAS PSICANÁLISES, na fala dele. A PSICANÁLISE DE BADARACCO chama-se COMUNIDADE TERAPÊUTICA DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA E ESTRUTURA FAMILIAR ou simplesmente PSICANÁLISE MULTIFAMILIAR.

Badaracco conheceu Freud, Lacan, Jung, os Psicanalistas do EGO (americanos), os Psicanalistas britânicos da Linha Kleiniana como BION, WINNICOTT. Passeou por todos os andares e prédios que ele afirma FORMAM a grandiosidade da PSICANALISE, iniciada por FREUD.

FREUD tinha essa consciência. Já no inicio do século XX, o mestre tinha definido que qualquer TERAPIA poderia se denominar PSICANALÍTICA, se lidar com ASSOCIAÇÃO LIVRE, RESISTÊNCIA E TRANSFERÊNCIA.

E o mestre vienense foi além. Nos anos 30, chegou a fazer uma definição prospectiva da PSICANÁLISE nas décadas e séculos vindouros ao dizer que A PSICANALISE deixaria de ser uma TERAPIA para se tornar a CIÊNCIA DO INCONSCIENTE.

LACAN, na sua genialidade de mestre, colocou a psicanálise na altura das ciências físicas ao criar os MATEMAS, resgatou a psicanálise dos chiitas ortodoxos e o transformou do mais culto das análises da elite europeia como SARTRE, PICASSO, FILÓSOFOS COMO DELEUSE, DERRIDÁ, FOUCALT. Levou a psicanálise como o CULT sofisticado que qualquer mortal de faculdade não poderia alcançar.

A PSICANÁLISE alcançou sua independência como um conjunto de Teorias, Técnicas, Mestres, Posturas, e ganhou um horizonte infinito.

A ANPC vem trilhando essa estrada desde os anos 90. Com o surgimento do SINDITEH  no DISTRITO FEDERAL, começa um NOVO HORIZONTE. As MUITAS PSICANÁLISES, no dizer de Badaracco, fazem parte do Novo Cardápio terapêutico capaz de oferecer dezenas de caminhos que podem conduzir a Roma na solução dos problemas humanos.

O advento da Portaria 849 do MS incluindo as Terapia Alternativas no Sistema SUS, monstra de que o Brasil não pode ser e está deixando de ser uma ilha afastada da comunidade internacional, e seguir as orientações  quase antigas da OMS, de que as Terapias Alternativas e Holísticas funcionam. 

FREUD anteviu o futuro da PSICANÁLISE como CIÊNCIA DO INCONSCIENTE. Já me perguntaram quais fariam parte da ciência do inconsciente. A resposta obvia é tudo. Psicanálise, Filosofia, Teologia, Coach, PNL, Parapsicologia, Terapias Alternativas e Holísticas. Futuras terapias que ainda serão inventadas.

Lançamos a PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA INTEGRAL, depois PSICANÁLISE E ALKIMIA, Agora será a vez de PSICANÁLISE HOLÍSTICA INTEGRATIVA, esta está sendo lançada pela ALATE (www.alate.org). PSICANÁLISE PROSPECTIVA. E outras psicanálises que certamente virão e abrirão caminho na História interminável e progressista do ser humano em busca do sentido da vida e do seu bem-estar.

A parceria da ANPC.COM.BR se faz necessária com o SINDITEH.COM e o ALATE.ORG e outras tantas que fossem possível, sempre na estrada interminável inicialmente traçada pelo mestre vienense.

Prof.Dionisio Fleitas Maidana

Filósofo - Psicopedagogo - Psicanalista - Alkimista

 

Voltar

© Copyright - Associação Nacional de Psicanálise (ANPC) - Todos os direitos reservados