AS NOVAS PSICANALISES

AS PSICANALISES E O DESAFIO DO MUNDO ATUAL

Uns dos maiores psicanalistas do século XXI, que faleceu em 2010, foi JORGE GARCIA BADARACCO, psiquiatra, psicanalista argentino, de uma genialidade à altura dos grandes mestres, e criou os “Grupos multifamiliares da psicanálise" para atender os ESQUIZOFRÊNICOS, PSICÓTICOS, E DOENTES MENTAIS com uma PSICANÁLISE que criou e AMALGAMOU com VARIAS PSICANÁLISES, na fala dele. A PSICANÁLISE DE BADARACCO chama-se COMUNIDADE TERAPÊUTICA DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA E ESTRUTURA FAMILIAR ou simplesmente PSICANÁLISE MULTIFAMILIAR.

Badaracco conheceu Freud, Lacan, Jung, os Psicanalistas do EGO (americanos), os Psicanalistas britânicos da Linha Kleiniana como BION, WINNICOTT. Passeou por todos os andares e prédios que ele afirma FORMAM a grandiosidade da PSICANALISE, iniciada por FREUD.

FREUD tinha essa consciência. Já no inicio do século XX, o mestre tinha definido que qualquer TERAPIA poderia se denominar PSICANALÍTICA, se lidar com ASSOCIAÇÃO LIVRE, RESISTÊNCIA E TRANSFERÊNCIA.

E o mestre vienense foi além. Nos anos 30, chegou a fazer uma definição prospectiva da PSICANÁLISE nas décadas e séculos vindouros ao dizer que A PSICANALISE deixaria de ser uma TERAPIA para se tornar a CIÊNCIA DO INCONSCIENTE.

LACAN, na sua genialidade de mestre, colocou a psicanálise na altura das ciências físicas ao criar os MATEMAS, resgatou a psicanálise dos chiitas ortodoxos e o transformou do mais culto das análises da elite europeia como SARTRE, PICASSO, FILÓSOFOS COMO DELEUSE, DERRIDÁ, FOUCALT. Levou a psicanálise como o CULT sofisticado que qualquer mortal de faculdade não poderia alcançar.

A PSICANÁLISE alcançou sua independência como um conjunto de Teorias, Técnicas, Mestres, Posturas, e ganhou um horizonte infinito.

Cursos Livres de Formação
© Copyright - Associação Nacional de Psicanálise (ANPC) - Todos os direitos reservados